O Projeto A+: Avós na Escola®
é um projeto da Cruz Vermelha Portuguesa
Delegação de Vila Nova de Gaia.
AVÓS NA ESCOLA
AVÓS NA ESCOLA

O que é o Projeto A+?

O Projeto A+: Avós na Escola® é um projeto da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Vila Nova de Gaia. Nasceu da ideia de mudar o olhar que a Sociedade tem sobre as pessoas idosas, através do reconhecimento das suas competências e valor social, visando um mundo onde as diferentes gerações estejam mais próximas e se valorizem.

A quem se destina o Projeto A+?

Destina-se a Instituições vocacionadas para a infância (ex. Jardins-de-Infância, Escolas, Centros de Atividades de Tempos Livres, Associações de Pais, entre outros) que pretendam integrar as pessoas idosas da comunidade na sua vivência diária, enriquecendo e diversificando os contextos de aprendizagem, e aumentando o seu impacto social.

Projeto Piloto A+

O Projeto Piloto que decorreu em 2013/2014 em Vila Nova de Gaia na EB1 do Cedro (Agrupamento Soares dos Reis) e permitiu validar a metodologia adotada. Neste projeto participaram 20 Avós, 25 Professores e 346 Crianças e foram alcançados resultados significativos na melhoria da atitude face às pessoas idosas por parte de todos os envolvidos, bem como o aumento da satisfação com o suporte social e melhoria da saúde mental por parte dos avós. Em concreto, 49% das crianças, 55% dos professores e 80% dos avós registaram uma melhoria significativa na atitude face às pessoas idosas.

Ser Escola/Instituição A+: Vantagens e Benefícios

Ao tornar-se uma Escola/Instituição A+ irá contribuir para a melhoria da atitude face às pessoas idosas na comunidade escolar, bem como para o aumento da satisfação com o suporte social e melhoria da saúde mental dos avós da comunidade. Além destas vantagens, ser A+ e obter a certificação anual possibilita o acesso à metodologia validada e a todos os materiais necessários para a implementação do projeto, bem como à divulgação da Escola/ Instituição através da Rede A+ com georeferenciação.

Certificação A+

A Certificação A+ por parte da Escola/ Instituição possibilita o acesso a: (1) Metodologia validada para a implementação do projeto e todos os materiais necessários (Kit A+); (2) Consultoria especializada através do acompanhamento da Equipa A+; (3) Divulgação na Rede A+ através de georeferenciação, com possibilidade de identificação por parte da comunidade em geral; (4) Partilha de conhecimentos e experiências através da Rede A+; (5) Aumento do impacto social: melhoria da atitude face às pessoas idosas por parte de crianças, professores e avós!

Seja A+ e aproxime gerações!