Perguntas Frequentes

O primeiro passo da implementação do Projeto A+: Avós na Escola é conhecer o Projeto para que a Escola/Instituição reúna as condições necessárias para "passar a mensagem" a toda a Equipa e à comunidade quando aceita este desafio de se tornar uma Escola/Instituição A+.

Muitas vezes surgem, por parte das Equipas, questões importantes cuja clarificação deve surgir neste primeiro momento. São exemplos de algumas questões:

1. Os avós vêm passar tempo à Escola para não estarem sozinhos?

Não só, mas também! Os avós vêm para a Escola para partilhar os seus saberes e competências através do contacto com a Comunidade Escolar, em particular com as crianças.

2. Os avós vêm para a Escola para aprenderem?

Claro que sim, mas não é esse o principal objetivo. Evidentemente os avós aprendem muito com o contacto com as crianças (o que é visível nos seus testemunhos), mas o que se pretende é que sejam os avós a assumir o papel de "Mestres", transmitindo as suas competências aos mais jovens!

3. Quais as vantagens de "trazer" os avós para a Comunidade Escolar?

Inúmeras! No caso das crianças, além da aquisição de novos conhecimentos e participação em experiências diversificadas com os avós, melhoram a atitude face ao envelhecimento. No caso dos avós, existe não só uma melhoria da sua própria atitude face ao envelhecimento, como também parecem existir ganhos ao nível da saúde mental e suporte social. Para a Comunidade Escolar (e em geral), existem claros benefícios na aproximação das diferentes gerações nestes moldes, pois conduz à redução do estigma muitas vezes associado às pessoas idosas, quer pelos mais jovens, quer pelos próprios idosos.

4. Quais as vantagens de ser uma Escola/ Instituição A+?

Ao ser uma Escola/Instituição A+ poderá contar com o apoio de uma equipa especializada no esclarecimento de dúvidas no decorrer do Projeto, bem como na indicação de algumas sugestões para a sua dinamização. Além deste acompanhamento, a Escola/Instituição será divulgada ao nível nacional como tendo a marca "A+", para facilitar a localização das Escolas/Instituições A+ por parte da comunidade e população em geral, bem como propiciar a troca de experiências entre os vários Projetos em curso.

5. O que é necessário para ser uma Escola/Instituição A+?

O requisito de base é ser uma Escola (ou Jardim-de-Infância) ou Instituição (ex. IPSS) que tenha respostas com crianças ou jovens. Podem inscrever-se além das Escolas/Instituições (ou Agrupamentos de Escolas), agentes que sejam interventores diretos na Comunidade Escolar, como é o caso das Associações de Pais ou Autarquias Locais que têm um papel revelante no 1º Ciclo, em especial nas atividades não letivas. O segundo requisito (tão importante como o primeiro!) é ter vontade de abraçar este desafio de trazer as pessoas idosas da comunidade (com todos os seus saberes, conhecimentos e tempo) ao seu contexto institucional. Caso se reúnam estes requisitos, tudo o resto é bem simples! O primeiro passo é contactar a Equipa A+ (avosmais@gmail.com ou 912221728) para receber informações iniciais sobre o Projeto.

6. Posso inscrever-me em qualquer altura do ano?

Sim. O ideal é que o Projeto A+ seja implementado desde o início do ano letivo, mas pode realizar a sua inscrição em qualquer altura e fazer um plano para o tempo restante (do ano letivo em curso) e continuar nos anos seguintes! O momento indicado é mesmo aquele em que se reúnem as motivações necessárias para se tornar uma Escola/Instituição A+.

7. Quem fica responsável pela implementação do Projeto A+?

Ao realizar a inscrição é solicitada a nomeação de um Líder A+ Local que é nomeado para ser o interlocutor com a Equipa A+ no decurso desse ano (caso surja alguma alteração, este Líder A+ Local pode ser substituído), bem como do Grupo responsável pela implementação do Projeto (máximo cinco pessoas). O nome do Líder A+ Local é divulgado no site, para que a comunidade possa identificar facilmente o elemento local de referência. Por exemplo, caso o Projeto esteja a cargo da Escola, o Líder A+ Local deverá ser um(a) professor(a) ou, preferencialmente, o(a) coordenador(a). Caso seja implementado pela entidade responsável pelas atividades de enriquecimento curricular (ex. Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou IPSS's Local), o Líder A+ Local deve ser elemento destas Entidades (embora seja conveniente que a Equipa de cinco elementos inclua professores/educadores da Escola).

8. Os avós substituem os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s)?

Não. O objetivo não é fazer a substituição de nenhum tipo de profissional com ligação às atividades letivas ou não letivas, mas sim de complementar a sua ação com uma experiência mais rica e com ligação à comunidade. A presença dos professores e o seu envolvimento e participação são fundamentais para a realização e, sobretudo, para o sucesso desta iniciativa. Assim sendo, os avós não substituem, apenas enriquecem e diversificam as atividades em contexto escolar!

Ao ser uma Escola/Instituição A+ poderá contar com o apoio de uma equipa especializada